Blog

Brasil abrirá novos bancos de sangue de cordão umbilical para transplante

29/01/2013 18:43

 

MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO

A rede de bancos públicos de sangue de cordão umbilical vai se expandir para aumentar as chances de pacientes encontrarem um doador compatível para transplante de medula no país.
Criada em 2004, a rede é coordenada pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) e armazena material retirado do cordão umbilical de recém-nascidos.

As células-tronco do sangue do cordão são usadas em transplantes de medula em pessoas com doenças como a leucemia, quando há compatibilidade.

Hoje há 12 bancos públicos no país, seis deles no Sudeste. A expansão da rede BrasilCord --gerenciada pela Fundação do Câncer-- para Norte, Nordeste e Centro-Oeste quer completar o perfil genético do brasileiro e aumentar as chances de pessoas de todas as regiões encontrarem um doador.

Quatro cidades terão bancos até 2016, com um aporte de R$ 23 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico).

Editoria de Arte/Folhapress

Manaus e Campo Grande foram escolhidas pois têm diversidade genética proveniente dos indígenas. Já São Luís recebeu negros escravos do Benin, e Salvador, da Nigéria. Por isso, têm materiais genéticos muito diferentes.

A escolha dos novos bancos foi feita após análise das características do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula) e dos pacientes que buscam um doador, para saber que grupos estavam sem cobertura. A logística também foi um aspecto relevante, segundo Luis Fernando Bouzas, coordenador da Rede BrasilCord.

"Se eu encontro um doador compatível em uma região inóspita, é muito mais difícil encontrá-lo e fazer seu transporte para um hospital do que pegar o sangue do cordão armazenado daquela mesma área", diz.

Para a hematologista Carmen Vergueiro, da Santa Casa de São Paulo e presidente da Ameo (Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo), a iniciativa é boa porque a diversidade genética do Brasil dificulta achar um doador. Segundo ela, a diversidade deve estar representada no registro de doadores.

Em países da Ásia, cerca de 80% dos pacientes que precisam de um transplante de medula encontram um doador porque lá não uma miscigenação como há aqui.

No Brasil, as chances de encontrar um doador fora da família são de 30%. Hoje, 1.050 pessoas estão à procura de um doador compatível.

Bouzas diz que o número de transplantes não aparentados cresce rapidamente. Até 2003, segundo ele, o país fazia cerca de de 12 por ano. Em 2012, foram quase 250.

Isso se deve ao aumento de doadores e à criação da rede pública de sangue de cordão. Os novos bancos devem ajudar no crescimento, mas levarão pelo menos três anos para funcionar a todo vapor.

A rede de bancos públicos tem hoje cerca de 10 mil unidades armazenadas. Desde 2001, cerca de 150 já foram usadas em transplantes. 

 

Via : Folha de São Paulo

—————

Coca Zero dá câncer? Veja o que dizem especialistas sobre textos que circulam na internet

09/01/2013 20:09

 

Tatiana Pronin
Do UOL, em São Paulo

 

 

 

“Coca Zero dá câncer”. Vez ou outra você recebe um spam com esse título. Há alguns anos, circula pela internet o boato de que o refrigerante teria sido proibido nos EUA e que apenas países "subdesenvolvidos", como o Brasil, continuariam a vender esse "veneno negro". Alguns desses textos são assinados por supostos médicos e são recheados de links. Você até pode deletar o e-mail, mas fica com uma pulga atrás da orelha: será que faz mal?

Se existe uma resposta simples para a questão, ela pode ser resumida da seguinte forma: não existe estudo que comprove a relação entre refrigerantes light, diet ou zero e a incidência de câncer em humanos. O que não significa que a bebida possa ser consumida como água.

O grande “vilão” associado à Coca Zero é o ciclamato de sódio, adoçante que foi proibido pelo FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador de alimentos e remédios nos EUA), mas é aprovado no Brasil e em vários outros países. Mais de 50, segundo a Coca-Cola, que dispõe em seu site uma área só para esclarecer “boatos e mitos” sobre seus produtos ( veja em https://www.cocacolabrasil.com.br/boatos_mitos.asp?inicio=1).

A Coca Zero vendida nos EUA (sim, ela não foi banida por lá) possui outros tipos de adoçantes em sua fórmula (como é possível consultar, em inglês, no endereço https://www.virtualvender.coca-cola.com/ft/index.jsp).

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já recebeu tantos questionamentos que também decidiu divulgar, em 2009, um informe técnico (https://www.anvisa.gov.br/alimentos/informes/40_020609.htm) sobre o assunto. O texto explica como e quando começou toda a polêmica: em meados de 1970, quando um estudo demonstrou que a ingestão crônica de ciclamato aumentava a incidência de tumores de bexiga em ratos, levando o FDA a proibir a substância.

Outras pesquisas não comprovaram o risco, mas os EUA até hoje mantêm a proibição (para os críticos, isso é reflexo do “lobby do aspartame”). Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer dos EUA, por exemplo, avaliou por 17 anos a ingestão por macacos de quantidades diárias (cinco vezes por semana) de ciclamato equivalentes às de 30 latas de refrigerante dietético. Nenhum dos animais contraiu câncer de bexiga, esclarece a Anvisa.

Em 1999, o ciclamato foi classificado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (Iarc) como pertencente ao Grupo 3, isto é, não carcinogênico para humanos. Segundo a Iarc, “há evidência inadequada em animais de laboratório e em humanos para a carcinogenicidade de ciclamatos”.

Limites

O informe da Anvisa, no entanto, dedica muitas linhas aos valores de IDA (Ingestão Diária Aceitável). Descreve (para desespero dos hipocondríacos) que o ciclamato de sódio é transformado, no intestino, em cicloexilamina, derivado que pode apresentar efeitos adversos à saúde. A taxa de conversão varia de pessoa para pessoa e depende, entre outros fatores, da flora intestinal. Mais um motivo para que ninguém exceda os limites que, segundo os testes, são considerados seguros.

A última avaliação feita internacionalmente para o ciclamato estabeleceu a IDA em 11 mg/kg. Isso significa que um adulto de 70 kg pode consumir até 770 mg do adoçante por dia, o que equivale a 3 litros ou 8 latas.

Como ressalta Deise Baptista, professora do departamento de nutrição da Universidade Federal do Paraná, é difícil consumir tanto refrigerante. O problema é que o produto nem sempre é a única fonte de ciclamato da alimentação. Uma pessoa pode só tomar a bebida no almoço e no jantar, mas acaba excedendo o limite porque toma vários cafés com adoçante durante o dia e ainda consome algumas gelatinas diet.

A especialista, que também é chefe do departamento de nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), enfatiza que não há comprovação de que os adoçantes existentes no mercado causem câncer. Até porque é muito difícil analisar o consumo isolado na população que tem a doença. "As pessoas são expostas a radição, consomem corantes, cada uma tem uma condição...", explica.

Por tudo isso, o conselho para quem precisa consumir alimentos adoçados artificialmente é apostar na moderação. “A gente também recomenda alternar o tipo de adoçante, para evitar o efeito acumulativo”, acrescenta a professora.

Baptista lembra que muitos produtos diet, light ou zero, como os refrigerantes, contêm mais de um tipo de adoçante, estratégia adotada para se obter um sabor mais agradável. Cada 100 ml da Coca Zero brasileira, por exemplo, tem 27 mg de ciclamato de sódio, 15 mg de acesulfame de potássio e 12 mg de aspartame. Já a Coca Light Plus contém aspartame (24 mg) e acesulfame de potássio (13 mg).

Cada um dos adoçantes acima possui um índice de IDA (veja tabela aqui). E mesmo aqueles considerados mais seguros pelos especialistas, como a stévia e a sucralose, possuem limites que devem ser respeitados.

A professora ainda faz outro alerta: tanto o ciclamato quanto a sacarina contêm sódio e, portanto, devem ser consumidos por cuidado por quem sofre de pressão alta.

Aspartame

Na opinião do endocrinologista especializado em nutrologia Mohamad Barakat, o ciclamato ainda é melhor que o aspartame, substância que em estudos com animais também já foi associada a câncer e a doenças do sistema nervoso (você já deve ter recebido um spam sobre isso também). “Em altas temperaturas, o aspartame gera formaldeído, componente que prejudica a mielina, espécie de capa que protege os neurônios”, justifica o médico.

O limite de ingestão do aspartame, considerado seguro pelas autoridades, é de 40 mg/kg. Isso significa que uma pessoa com 60 kg pode consumir até 2.400 mg por dia, o que equivale, aproximadamente, a 4 litros de refrigerante adoçado apenas com essa substância. É bastante. Por isso, ao contrário de Barakat, Baptista garante que não há motivo para temer o aspartame. Contanto, é claro, que os limites sejam respeitados.

Via: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/reuters/2012/03/09/coca-zero-da-cancer-veja-o-que-dizem-especialistas-sobre-textos-que-circulam-na-internet.htm

—————

Coleta do Sangue do Cordão Umbilical

07/01/2013 17:22

 

 

Sangue do Cordão Umbilical e Placentário - SCUP

O Ministério da Saúde lançou no final de setembro de 2004 uma rede pública de bancos de armazenamento de sangue de cordão umbilical e placentário, a BrasilCord, para o tendimento de pacientes que necessitam de células-tronco e que aguardam transplantes de medula óssea.

Atualmente, o Brasil soma 2.500 indicações anuais para transplante de medula óssea, das quais 1.500 não encontram um doador com laços de parentesco e compatibilidade genética.

A ABRALE contribuirá com o projeto esclarecendo a população e médicos obstetras sobre a importância da doação.

Abaixo, algumas respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a doação do sangue do cordão umbilical:

O que é o sangue de cordão umbilical e placentário (SCUP)?

Devido às dificuldades de se encontrar doadores de medula óssea, busca-se fontes alternativas de células progenitoras. Pesquisas demonstraram que, durante a gestação, o sangue de cordão umbilical é uma fonte rica em células progenitoras.

A partir dessa descoberta, as células progenitoras obtidas do sangue de cordão umbilical vêm sendo utilizadas em modelos terapêuticos onde é indicado o transplante de medula óssea.

Qual a principal utilização do sangue de cordão umbilical?

O uso terapêutico comprovado é a reconstituição de células do sangue, substituindo a medula óssea nos pacientes que não têm doador.

Como é feita a coleta de sangue de cordão umbilical?

A doação do sangue do cordão umbilical não começa na coleta. Ela passa por várias etapas:

1) Triagem: as mães dispostas a doar passam por uma triagem desde o pré-natal. São excluídas aquelas que apresentarem doenças genéticas e histórico de neoplasia, entre outros, e aquelas que tenham deixado de realizar pelo menos duas consultas no pré-natal.

2) Coleta: passada a triagem, o sangue do cordão é coletado tanto em partos naturais quanto em cesáreas. A coleta é acompanhada por três formulários: um relatório do histórico clínico materno e familiar, um histórico do parto do recém-nascido e um termo de consentimento que regulariza a doação do material. Também é retirada uma amostra de sangue materno para a triagem sorológica de doenças como Hepatites e HIV.

3) Análise: o material coletado é acondicionado sob refrigeração. Depois, passa por uma contagem do número de células e de volume. Se esses números forem baixos, a unidade coletada é desprezada. Caso apresente um número adequado de células-tronco, a unidade é processada e armazenada em local próprio.

4) Consulta com a mãe e o bebê: há uma consulta com a mãe, de dois a seis meses após o nascimento, para novos exames de sangue e observação do estado geral do bebê. Caso tenha ocorrido alguma anormalidade, a unidade de células-tronco é descartada. Só após esses exames a unidade tem sua tipagem realizada e disponibilizada no registro de doadores.

Quais são os procedimentos necessários para a doação?

Podem doar mães com menos de 36 anos, cujo bebê venha a nascer com idade gestacional maior de 35 semanas e peso maior que 2kg. Algumas exigências devem ser cumpridas antes da coleta, similares às requeridas para doação de sangue. Antes do parto, a mãe deverá passar por uma triagem clínica (entrevista). Segundo a legislação brasileira, entre 60 e 180 dias após o parto, a mãe deverá retornar ao banco de sangue para uma nova entrevista e coleta de sangue para a realização dos testes laboratoriais.

O que garante a qualidade do material armazenado?

O sangue do cordão umbilical passa por vários testes e é armazenado em locais específicos até a liberação final, após o retorno da mãe para a coleta de nova amostra de sangue.

Que paciente pode ser tratado com esse tipo de célula-tronco?

O número de células-tronco que vem do cordão e da placenta é geralmente insuficiente para transplantar pessoas adultas. Portanto, crianças e adultos de tamanho pequeno ou médio (até 50 kg) podem receber as células progenitoras provenientes de cordão umbilical. Para adultos, uma bolsa de sangue não basta. Se houver mais de uma compatível e número de células suficiente, é possível realizar o transplante dessas células progenitoras em adultos.

Por quanto tempo as células-tronco do sangue do cordão umbilical podem ficar armazenadas?

O processo de armazenamento de células-tronco se faz em nitrogênio líquido, sendo esse processo denominado criogênese.

Até o momento, a mais antiga amostra de células-tronco de sangue do cordão descongelada tinha 15 anos e estava intacta. Outros tipos de células humanas preservadas com sucesso por criogênese mantêm-se viáveis por mais de 55 anos, inclusive células-tronco. Por isso, em tese, quando processadas corretamente, as células progenitoras podem ficar preservadas por décadas.

Pode-se doar o sangue do cordão umbilical de um bebê para o BrasilCord para uso exclusivo na mesma criança, caso ela precise no futuro?

O BrasilCord foi criado para ser um banco público, sendo assim todo paciente que precisar, se houver compatibilidade, poderá usar o material doado. A probabilidade de uma pessoa precisa das próprias células durante seus primeiros 20 anos - período em que se admite que as células congeladas se mantenham viáveis - é de apenas 1 em 20 mil, pois uma de suas principais utilizações é no tratamento da leucemia.

Nesses casos, o transplante de sangue de cordão do próprio indivíduo é contra-indicado, já que o transplante alogênico (de terceiros) apresenta melhores resultados. Outra limitação é a quantidade de células obtidas de um único cordão pode servir para o tratamento de pacientes com até 50kg. Por meio dos bancos públicos, é possível combinar cordões geneticamente compatíveis e tratar pacientes de maior peso.

Quanto custa a coleta e o armazenamento do sangue do cordão?

A coleta e armazenamento de cada unidade custa em torno de U$ 3 mil para o Sistema Único de Saúde (SUS). Já a importação de unidades de sangue de cordão umbilical vindas de centros internacionais fica em US$ 32 mil.

O cordão umbilical de um filho é igual ao de outro?

Cada filho é único, e a probabilidade de irmãos serem perfeitamente compatíveis é de 1 para 4. Além disso, não é possível prever se uma das crianças, e qual delas, eventualmente necessitará de um transplante.

Quanto custa a coleta e o armazenamento do sangue do cordão?

A coleta e armazenamento de cada unidade custa em torno de R$ 3.000 para o SUS. Já a importação de unidades de sangue de cordão umbilical vindas de centros internacionais fica em US$ 32 mil.

Existem bancos semelhantes no exterior?

No exterior existem mais de cem bancos, com mais de 130 mil unidades de cordão congeladas.

Por que doar o sangue do cordão umbilical?

Ao doar o sangue do cordão umbilical, você ajuda a salvar a vida das pessoas que ano a ano precisam de um transplante de medula e não encontram doador compatível.

Revisado pelo Comitê Científico ABRALE, coordenado pelo dr. Cámino Antônio de Souza. Março de 2006

—————

Natal Solidário 2012

27/12/2012 16:08

Natal, uma época que amigos e familiares unem-se para comemorar o nascimento de Jesus. Para a Associação não é diferente, pelo primeiro ano nos unimos para levar alegria às famílias da comunidade do Cubatão. Foram meses de trabalho, pensamos em tudo, em cada detalhe, fizemos tudo com muito carinho. Compramos os presentes especialmente para cada criança de acordo com a Idade. As cestas básicas também tiveram uma atenção especial, nos preocupamos em colocar algumas guloseimas para as crianças. Pretendemos fazer essa ação em muitos natais.

 

O olhar das famílias e principalmente das crianças na espera dos brinquedos, não tem explicação. É bom saber que você pode fazer a diferencia no natal de algumas famílias, foi bom saber que você fez algumas crianças felizes. O Natal é algo magico e a associação quis fazer com que essas famílias continuem acreditando nessa magia, fizemos de tudo pra plantar no coração dessas pessoas a semente da esperança e principalmente do amor ao próximo.

 

Pra quem não sabe a Associação Surgiu depois que nossos anjos partiram para o lado de Deus. Elas plantaram em todas nos, a solidariedade e a união, e pretendemos levar isso por toda a nossa vida. A Associação pretende crescer não pra ter status, mas pretendemos crescer para aumentar o numero de famílias beneficiadas e pra continuar a plantar e a regar a sementinha da esperança, de que um dia, o mundo seja bem melhor.

" Na vida, a gente passa por três fases:
a primeira, quando acreditamos no Papai Noel;
a segunda, quando deixamos de acreditar e a terceira, quando nos tornamos Papai Noel."

—————

Cadastramento de famílias para o Natal Solidário

30/10/2012 15:17

 

Que dia longo e cansativo. Andamos naquele solzão, andamos sobre pontes. Descobrimos cada realidade... Famílias simples e humildes que nos trataram super bem, abriam a porta de sua casa para nos receber.
Essas famílias moram em casas de madeira sobre pontes, a maioria das madeiras estavam estragadas, e aquelas pessoas corriam risco de vida. As casas eram bem pequenas com poucos cômodos, mas morava
m 2, 3 famílias..
No natal iremos entregar cesta básica para essas famílias. Pode parecer pouco pra gente, mas pra eles vai fazer uma grande diferencia. 

Se você tem o interesse em ajudar, entre em contato, iremos doar alimentos e brinquedos para as famílias.

"Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior.É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!"
(Mario Quintana)

 

—————

Entrega de Alimentos

03/10/2012 22:08

Entrega de Alimentos

"Não devemos contentar-nos em falar do amor para com o próximo, mas praticá-lo."

 

A Associação fez algumas visitas  para entregar alguns alimentos que arrecadamos na missa de 7 dias de saudades da nossa princesa Vivian Paixão. Vou relatar um pouco de cada hitoria que conhecemos.

    Conhecemos uma família que tem uma situação muito difícil. Eles moram em uma casa de madeira que fica em cima de um igarapé, a situação da casa é bem complicada, pra ser sincera, tivemos medo de cair, tinha uns buracos no piso de madeira da casa. 

A família é composta por 3 crianças uma de 5 anos, outra de 3 anos e outra de 1 ano e 8 meses e a mãe foi abandonada pelo pai. Ela não 

tem como trabalhar por causa das crianças.
E depois dessa visita, tivemos a certeza que tem muita gente que não dá valor na vida, pelo relato de uma vizinha, tem dias que as crianças choram de fome e a mãe não tem o que dá pra eles, a vizinha ao ver a cena, sempre corre atras pra ver como ajuda.
Levamos alguns alimentos pra família, mas pretendemos ajudar todo mês, levando cesta basicas, brinquedos, roupas...

 
 
    Essa senhora é solteira e tem um filho, o Hveenrique, quando fizemos a visita ele estava pra escola. Mora na casa, ela, o filho e uma tia que é muda e surda. A familia morava em uma casa de madeira em cima do igarapé, a situação da casa era bem complica, mas graças a Deus ela conseguiu uma casa através do PAC. 

Os moveis da casa foram todos doados. Mas a situação financeira da familia ainda é bem complicada. 

    Esse é nosso guerreirinho Douglas. Hoje fizemos entrega de alimentos e fraldas pra ele, mas infelizmente quando chegamos na casa dele, ele não estava, tinha ido ao hospital tomar medicamentos.


Douglas tem Leucemia tipo LLA, graças a Deus ele não precisa de transplante, ele só irá precisar se caso a doença apresentar recaída, por isso peço que coloque o pequeno Douglas nas orações de vocês pra que ele não tenha recaída.

 

- Se você quizer doar pra alguma dessas familias entre em contato. Precisamos de doações de alimentos, roupas, brinquedos...

—————

Tudo valeu a pena!

26/09/2012 21:01

Vencemos a vergonha, vencemos o orgulho, vencemos o preconceito!

 

 

Quando fecho os meus olhos e olho pra traz, vejo tudo o que fizemos por ti. Vencemos a vergonha, vencemos o preconceito, vencemos o orgulho. Quem diria que eu, um dia, sairia na rua pra pedir dinheiro, isso mesmo, pedir dinheiro pra cada pessoa que passava por mim, e foi de moeda em moeda e com a ajuda de muitas pessoas de bom coração que conseguimos a sua ida pra São Paulo. Fizemos vendas pra arrecadar dinheiro, fomos a radio pra pedir ajuda. E mais uma vez vencemos a vergonha, ter que falar em uma radio sabendo que várias pessoas iriam me escutar.

Sempre fui uma pessoa que tive uma fé imensa, mas depois de conhecer a Vivian, minha fé aumentou, comecei a ir durante mais vezes a Igreja, ir a missa, ir a novena, tudo isso pedindo ou melhor, implorando para que minha princesa ficasse curada.

Enquanto acompanhava a batalha da Vivian, conheci muitos outros casos de crianças com leucemia. Comecei a torcer por esses guerreiros, a Maria, Keké, Léticia, Daniel, João, Pedrinho, o Pedro... são tantas crianças que até perco as contas. Comecei a orar por eles, alguns viraram estrelinhas, viraram anjos. Ficava triste e chorava, ficava com muito medo de que isso acontecesse com a minha guerreira. A maioria das crianças que partiram, partiram por falta de doador..

Mas finamente tinha chegado o grande o dia. Aquele em que descobrimos que tinham encontrado um doador compatível pra Vivian... lembro que era uma felicidade que não cabia em mim, mas dias depois descobrimos que o doador tinha desistido. Fiquei triste, ou melhor, fiquei revoltada, sim, fiquei muito revoltada, como uma pessoa poderia ser tão cruel? Como uma pessoa poderia se negar a doar medula?

Alguns meses depois encontraram outro doador compatível, acreditam? As chances de encontrar um doador compatível não-aparentado é de 1 em 100.000. Quase impossível...mas pra Deus nada é impossível! E assim foi, pesávamos que Vivian estava CURADA, mas o que menos esperamos aconteceu. A medula foi rejeitada e Vivian nos deixou. Foram dois meses lutando pela vida. Ela foi uma Grande Guerreira. Uma Lutadora!
 

E por ela, eu e minhas amigas e com o apoio principalmente da Cris (mãe da Pri) e da Dila (mãe da Vivian) vamos continuar a ajudar as crianças que ainda lutam pela vida!

—————

Associação Beneficente Priscila Paixão e Vivian Paixão

22/09/2012 23:23

Nosso novo Blog foi lançado hoje. Esteja atento a ele e nós tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.

—————